domingo, 8 de abril de 2012

Problema para a maioria... O Grand Écart...

Confesso que me desanimei quando não consegui fazer um Grand Écart, também conhecido como "espacate", ou "abertura"... Mas então pensei, "Eu não conseguia tocar meu pé, e com o tempo, eu já faço coisas com o corpo que eu nunca sonhei! Por que desistir do Grand Écart!?" 
Para realizar o Grand Écart é necessário muitos alongamentos antes, então, vai aqui algumas dicas:
  1. Sente-se no chão, com as pernas esticadas, e vá até o pé, segure por 30 seg. relaxe, e faça novamente por 1 min.
  2. Agora em pé, vá até o pé, se não chegar tudo bem, mas fique segurando no tornozelo, por aproximadamente 30 seg.
  3. Agora faça pliés em primeira, segunda, quinta, e sexta posição, faça o demi plié, e o grand plié, em cada posição repita 4 vezes.
  4. Ainda em plié, agora em primeira posição, faça 8 saltos, relaxe, e mais 8.
  5. Agora em pé, com os pés em primeira posição, vá abrindo a perna... Vá descendo, e abrindo o seu Grand Écart... Doeu? Pare! Sente-se, sem desmontar o Grand Écart. Repita isso umas 8 vezes... Cada vez forçando um pouco mais... mas sempre respeitando o seu limite!
Todos os dias repita esses movimentos, mas cada dia force mais, se não você não chegará lá!

Para mim a abertura de frente é mais fácil, mas para muitos não, então faça os mesmos alongamentos do Grand Écart, todos, menos o 5º, e quando terminar, com as costas reta, se ajoelhe, estique a perna direita, e vá esticando a esquerda, lembrando que, a direita vai pra frente, e a esquerda vai pra trás, e depois repita, trocando as pernas.

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Bailarina, e não boneca de porcelana!

NÃO, nós não somos frágeis, não somos nenhuma boneca de porcelana que se cair quebra, só uma bailarina sabe o que é colocar todo seu peso na ponta dos pés, pés fortes, pernas resistentes.
-me arrisco a dizer que somos mais resistentes que um pedaço de metal...
Acho que somos como um diamante, somos uma jóia preciosa, precisamos ser lapidadas para brilhar, resistentes, com aparência frágil, e encantamos a todos...
            TODA BAILARINA É RESISTENTE, E FORTE!

Tumblr_lwxg3firdl1r5pnoho1_500_large
(imagem do site weheartit.com )

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Quanto mais cedo melhor, mas nunca é tarde de mais!!!

376981_255510161182494_168545346545643_652015_1112522810_n_large

Quando mais cedo começar no ballet, melhor.
Ha academias que a partir de 2 anos a criança ja entra no ballet, e bailarina que é bailarina sabe, que quanto mais cedo, melhor!
Eu comecei com 3 anos, aos 5 parei. Parei por medo, minha professora dava aulas para turmas avançadas, mas colocaram-na para dar aulas para iniciantes de 3 à 6 anos, ela era muito impaciente, então forçava os movimentos, era grossa e etc. Isso me causou mto medo, por isso parei, mas ballet sempre foi meu sonho, por isso hoje, aos 13 anos, tenho vontade de voltar a dançar, entrei em uma academia e estou ansiosa para as aulas começarem!
Como ja disse, quanto mais cedo melhor, pois perdi toda elásticidade do meu corpo, mas antes tarde do que nunca!
Eu nunca desistirei de meus sonhos!

Ballet ou Balé?

Qual é o certo, "BALLET' ou "BALÉ"????

Balé vem da palavra francesa Ballet.
O correto é balé, pois está na língua portuguesa, mas é muito mais bonito, e mais usada a forma BALLET, pois é mais chique, mais bonito, e é a forma original da palavra.

*OBS: eu uso a forma ballet por ser a original, use a que quiser.

Eu não preciso de asas para voar, eu danço BALLET

Tumblr_lwsll1ui0a1r8f2foo1_1280_large

Princípios Básicos do Ballet:

Img1277293800_large

Os princípios básicos do ballet são:
-Postura; toda bailarina, ou bailarino, tem que ter postura, uma postura reta, ombros para traz, e cabeça erguida!
-Movimentos circulares dos membros inferiores e superiores.
-Verticalidade corporal
-Disciplina; todo bailarino é muito disciplinado, atento e educado!
-Leveza; leveza é sempre nescessaria.
-Harmonia e simetria.

O Que é o Ballet?

Tumblr_lxcrekh5bn1qfymwro1_500_large

Balé (do francês 'balet') é o nome dado a um estilo de dança que se originou nas cortes da Itália renascentista durante o século XV, e que se desenvolveu ainda mais na Inglaterra, Russia, e França como uma forma de dança de concerto. As primeiras apresentações diante da plateia eram feitas com o público sentado em camadas ou galerias, disposto em três lados da pista de dança. Elas são realizadas principalmente com o acompanhamento de música clássica.

O balé é um tipo de dança influente a nível mundial que possui uma forma altamente técnica e um vocabulário próprio. Este gênero de dança é muito difícil de dominar e requer muita prática. Ele é ensinado em escolas próprias em todo o mundo, que usam suas próprias culturas e sociedades para informar esse tipo de arte. As diferentes técnicas de balé, entre elas mímica e atuação, são coreografadas e realizadas por artistas formados e também acompanhadas por arranjos musicais (geralmente de orquestra mas, ocasionalmente, vocal). É um estilo equilibrado de dança que incorpora as técnicas fundamentais para muitas outras formas de dança. A sua forma mais conhecida é o balé romantico ou "Ballet Blanc", que valoriza a bailarina em detrimento de qualquer outro elemento, focando no trabalho de pontas, fluidez e movimentos acrobáticos precisos. Esta forma utiliza como figurino o convencional tutu francês de cor branca.

Atualmente existem várias outras modalidades de balé, entre eles balé expressionista, neoclássico e modalidades que incorporam elementos da dança moderna.
Mas o meu favorito é e sempre será o ballet clássico!